viernes, 11 de septiembre de 2009

Brasil y las urnas electrónicas

En vistas a las elecciones de 2010, el Tribunal Superior Electoral (TSE) invita a los ciudadanos brasileros a intentar encontrar fallas en las urnas electrónicas.
Por ello, se realizarán tests públicos abiertos e incluso se premiarán a las mejores contribuciones con sumas de dinero que llegan hasta los 5 mil reales.
La idea es fortalecer el innovador sistema y que la ciudadanía se involucre para proteger su futuro voto.

8 comentarios:

  1. La idea de sumar lo electrónico a las elecciones, que tantas veces se dijo en Argentina y tantas veces se aplazó, debe ser implementada.
    Es inconcebible que en esta época todavía se siga con un tan sistema antiguo.

    Encuentro muy saludable esta iniciativa de hacer participar a los ciudadanos para verificar, e incluso mejorar, el mecanismo electrónico.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu trabalhei em uma das primeiras eleições com urna eletrônica (ano 2000), como técnica em Informática. No treinamento, nos explicaram o funcionamento das urnas e como os dados são transmitidos aos tribunais (regional ou federal)... do ponto de vista de Informática, é algo relativamente simples. Não entendo como ainda não é implementado por muitos países. Aliás, seria ótimo se o Brasil fosse eficiente assim em mais áreas.
    PS.: Adorei o blog :)

    ResponderEliminar
  3. Seja bem-vinda Aline!
    Certo, é simples, por isso, alguns políticos não gostam das coisas simples. Preferem o antigo.
    Além disso, acho que com as urnas eletrônicas se ganha em segurança. É o melhor para os eleitores.
    Muito obrigado pelo comentário!

    ResponderEliminar
  4. Sebastian, um amigo argentino do João que disse a ele q o Racing investiu o dinheiro da Petrobras numa Universidade para o clube.

    Foi isso msm?

    SRN abraço

    ResponderEliminar
  5. Julio Cesar, eu acho que não. Os clubes argentinos não costumam ter universidade própria. Talvez seja um lugar de treinamento para os jogadores, mas universidade não.
    Alguns clubes quanto Independiente ou River têm escolas porém não universidades.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Pois é, as urnas eletrônicas brasileiras, assim como o serviça dos correios, são exemplos de uma eficácia fantástica aqui no Brasil.
    Abraços,
    Janeisa

    ResponderEliminar
  7. La verdad que es una politica del primer mundo, que aca en la Argentina de Cristi va a ser imposible que se de en las elecciones del 2011, ya que vana querer manejar todo a su conveniencia para seguir robando como lo estan haciendo.
    PD: es otro tema, me han dicho que Cristina va a comprar 3 aviones para las FFAA que datan del año 1942, que le quedo a los yanquis.

    ResponderEliminar
  8. Esta ai um coisa que sempre deu certo aqui no Brasil, essas tal urnas são boas, aqui no Brasil tudo que favorece a politicagem funciona muito bem, abraço.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário! // ¡Muchas gracias por el comentario!

Só juntos é possível que o futuro seja nosso // Sólo juntos es posible que el futuro sea nuestro.